A Câmara Setorial do Leite (CSL) envolve a participação de entidades atuantes na Cadeia Produtiva do Leite no estado, instituições públicas e privadas. Encabeçado pelo RURALTINS através do extensionista rural, Pericleon Rocha, diversas instituições se reuniram com o Secretário da Agricultura, Jaime Café, para discutir o fortalecimento desta importante cadeia produtiva e reativar a CSL, visando o crescimento, a comercialização, o fomento, a capacitação, a assistência técnica e a inspeção dos produtos lácteos. As instituições presentes foram as seguintes: Seagro, Ruraltins, Adapec, IFTO, Universidade Católica, Banco Fomento, Crmv-To, Assindefesa, Embrapa, Sindileite e o Grupo MB Parceiros.
De acordo com a médica-veterinária, Erika Jardim, foram elencados os seguintes pontos:
- Reativação da Câmara Setorial do Leite, a qual foi acatada por todos, a data da primeira Reunião Ordinária Anual será no dia 01/08/2025, na modalidade híbrida;
- Reunião sobre o SUSAF, com o objetivo de rever a legislação e alinhar com os outros estados;
- Adequação da rede de laboratórios;
- Estruturação do Programa Balde Cheio no estado;
- Promover a aquisição de máquinas específicas da Agricultura Familiar;
- Criar um modelo sustentável para a cadeia leiteira;
- Atuação do CBQL (Conselho Brasileiro de Qualidade do Leite) no Tocantins;
- Realizar um Seminário Estadual no segundo semestre.
Um comentário:
A capacidade destas instituições em disponibilizar recursos, conhecimentos e assistência técnica, é magnífica. Direcionamento e agilidade do Secretário Jaime Café, indubitavelmente, louvável. Fazem acontecer... Estes representam os produtores do Tocantins. Parabéns pela reunião e pelas ações. Parabéns, Dr. PERICLEON, pela iniciativa deste importante encontro e pela bela " reportagem ". Abraços !
Postar um comentário