Translate

Postagem em destaque

Terça Empreendedora do SEBRAE foi realizada em Itapiratins

O palestrante e consultor  Geraldo de Souza do SEBRAE falou sobre Educação Financeira para...

sábado, 19 de agosto de 2017

Curso online sobre mudanças climáticas da ONU: uma boa opção de atualização para Médicos Veterinários e Zootecnistas


Resultado de imagem para pecuária e mudanças climáticas
Foto: iepec.com

O Programa UNCC learn é a maior iniciativa de educação da ONU sobre mudança climática. O curso on-line introdutório é gratuito, pode ser feito de acordo com a disponibilidade do usuário, e oferece informações claras, concisas e atualizadas para quem pretende saber mais sobre o assunto. Mais de 10 mil pessoas, de vários continentes, já fizeram o curso, que está disponível em cinco línguas. O programa de estudos e informações sobre a iniciativa podem ser acessadas em  www.unccelearn.org. O curso em português é fruto de parceria entre o governo brasileiro, a Unesco no Brasil e o UN CC: Learn, projeto que envolve mais de 35 agências das Nações Unidas e oferece cursos on-line sobre mudança climática para atender a demanda por especialistas no assunto.
“O curso é um grande recurso e estamos muitos felizes em poder promover sua disseminação na sociedade”, disse Renata Maranhão, diretora do Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (MMA). “Enquanto o Brasil avança, serão muitos os desafios relacionados à mudança climática e, desta forma, o treinamento é necessário para preparar a sociedade para o futuro”, declarou Felipe Felisbino, coordenador-geral de Educação Ambiental do Ministério de Educação (MEC). “A educação é transversal e essencial para o cumprimento de todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A mudança climática, tema de um dos ODS, é muito importante e seus processos devem ser compreendidos para que possamos lidar com o assunto. O curso on-line de mudança climática, traduzido para o português pela Unesco no Brasil, é uma excelente ferramenta que contribuirá na busca por uma forma mais sustentável de viver”, afirmou Marlova Jovchelovitch Noleto, representante interina da UNESCO no Brasil.

"No mundo atual, os profissionais da Medicina Veterinária e da Zootecnia devem observar as boas práticas no campo, como manejo de pastagens, aproveitamento e destinação de resíduos aliadas as ações governamentais como o programa de integração lavoura-pecuária, agricultura de baixo carbono, entre outras soluções e tecnologias que além de contribuírem para melhorar a produção animal, mitigam os impactos ambientais gerados. A questão ambiental é a maior oportunidade profissional que surgiu, tanto para o Zootecnista quanto para o Médico Veterinário, nos últimos tempos, sem falar na defesa da conservação do meio ambiente que é vital para todos nós", comentou o Coordenador do Território Nordeste do Ruraltins e Presidente da Comissão Estadual de Meio Ambiente do CRMV-TO, o médico veterinário, Pericleon A. Rocha. Quem finaliza o curso recebe um certificado emitido pela UNITAR, a Agência de Treinamento das Nações Unidas (www.unitar.org), e a tradução do curso para o português possibilita a sua disseminação em países de língua portuguesa.

Angus Mackay, representante do Secretariado do Programa UN CC:Learn, complementa: “esperamos que esse curso em português contribua para uma melhor qualidade dos conhecimentos sobre mudança climática nos países lusófonos e para a formação de profissionais qualificados que atuam na superação dos desafios colocados pela mudança climática”. “O programa UN CC:Learn, em parceria com o escritório da Unesco no Brasil, disponibilizará outros cursos da plataforma também em português disse. O apoio do setor privado à iniciativa de lançamento do curso em português mostra a importância da agenda de capacitação para a sociedade. Marina Grossi, presidente do Conselho Empresarial Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), afirma que “iniciativas como esta da Unitar ampliam o acesso e o compartilhamento da inteligência sobre desenvolvimento sustentável”. “E isto é fundamental nesse momento de transição para a economia de baixo carbono. Para transformar uma sociedade é preciso antes transformar as pessoas, o que só é possível por meio do conhecimento. O CEBDS tem orgulho de ser parceiro desta iniciativa e esperamos que nossas publicações sejam úteis nos cursos oferecidos pela plataforma”.

Resultado de imagem para curso da ONU

Diversas organizações estão se comprometendo a usar a plataforma UN CC:Learn para treinamento de seus funcionários e agentes interessados. Oskar Metsavaht, fundador e diretor criativo da Osklen, presidente do Instituto-E e embaixador da Boa Vontade da UNESCO, apoia o programa. “Para nós, da Osklen e do Instituto-E, a mudança climática está na ordem do dia, basta ver os extremos que temos presenciado pelo mundo. Por isso, encorajamos todos os nossos funcionários a seguirem esse curso on-line”.
Fonte: Ecycle
INSCREVA-SE : https://unccelearn.org/

Nenhum comentário: