Translate

Postagem em destaque

Terça Empreendedora do SEBRAE foi realizada em Itapiratins

O palestrante e consultor  Geraldo de Souza do SEBRAE falou sobre Educação Financeira para...

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Mulheres do campo recebem mutirões de documentação em municípios do Ceará

Antônia Evaristo Alves Bezerra, 49 anos, e Maria Dilma Custódio de Araújo, 51, não se conhecem, mas têm uma história em comum. As duas tiraram, pela primeira vez, a carteira de trabalho e previdência social (CTPS) pelo Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Os mutirões estão sendo realizados, nesta semana, no Ceará, e seguem até sexta-feira, em Arneiroz, Parambu e Crateús, municípios localizados no Território da Cidadania Inhamuns Crateús.

A agricultora Antônia participou do mutirão no município de Aiuaba, no mesmo Território, nos dias 21 e 22 de setembro. Ela vive no assentamento Macaúba, na região do Cariri, com mais 150 pessoas e planta verduras, milho e feijão. Foi ao mutirão pela primeira vez e, além da carteira de trabalho, modificou a carteira de identidade, que estava com informações incorretas. “Sem uma carteira profissional, o trabalho é mais difícil. Esse documento vai honrar meu trabalho”, contou.

Maria Dilma foi ao mutirão do município de Arneiroz nessa segunda-feira (24). A agricultora ficou sabendo da iniciativa pela rádio da cidade e é a primeira vez que participa do PNDTR. “Tirei a carteira de trabalho porque quero encaminhar minha aposentadoria”, afirmou. Ela planta milho e feijão em sua propriedade, junto com o marido. “Hoje chegou a minha vez de tirar o documento Realizei um sonho”, emocionou-se.

A expectativa é que mais de 1.350 documentos sejam emitidos nos quatro municípios cearenses e que mais de 700 pessoas sejam atendidas, dentre elas mulheres do campo e seus familiares. As agricultoras podem tirar CPF, identidade, CTPS, certidão de nascimento (1ª e 2ª vias) e fotos 3x4, além de terem atendimento previdenciário e palestras de conscientização sobre a importância da documentação. “Sem a documentação civil, as trabalhadoras rurais são impedidas de exercer a cidadania e de acessar qualquer política pública do governo federal”, enfatizou a coordenadora do PNDTR, Márcia Riva.

Eventos
Neste ano foram realizados 31 mutirões em 20 municípios. Cerca de quatro mil documentos foram emitidos e mais de 1.280 mulheres beneficiadas. De 2004 para cá, foram 171 mutirões em 160 municípios cearenses. Mais de 27 mil mulheres foram atendidas nesse período e 72,6 mil documentos emitidos. Há ainda 19 mutirões programados para o estado neste ano.

No Brasil, desde 2004, 3.611 mutirões em mais de 3.750 municípios foram realizados, com a emissão de mais de 1.883.480 documentos para 880.860 mulheres.

Serviço
Mutirão do PNDTR em Arneiroz (CE)
Data: 24 de setembro, segunda-feira
Local: Sede do Cras
Horário: A partir das 8h

Mutirão do PNDTR em Parambu (CE)
Data: 25 e 26 de setembro, terça e quarta-feira
Local: Sede do sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras rurais
Horário: A partir das 8h
Mutirão do PNDTR em Crateús (CE)
Data: 27 e 28 de setembro, quinta e sexta-feira
Local: Comunidade de Realejo (27) e Comunidade de São José (28)
Horário: A partir das 8h

Nenhum comentário: