Translate

Postagem em destaque

Terça Empreendedora do SEBRAE foi realizada em Itapiratins

O palestrante e consultor  Geraldo de Souza do SEBRAE falou sobre Educação Financeira para...

terça-feira, 26 de maio de 2015

Perícia Médica Veterinária

https://scontent-gru1-1.xx.fbcdn.net/hphotos-xpf1/v/t1.0-9/10996072_951262801581263_6226948271541238561_n.jpg?oh=1f8835e7c734931c03df8c9b938ff381&oe=560AD1D4

M.V e Sócio-fundador da Associação Brasileira de Medicina Veterinária Legal (ABMVL) explica como veterinária e justiça estão cada vez mais ligadas. Um dia você ainda dará parecer científico frente a um júri.
Medicina veterinária e justiça caminhando lado a lado. Código de Processo Civil, Perícia veterinária, honorários periciais, petições, laudo pericial. Você sabia que o médico veterinário pode atuar como perito da justiça quando para tal for solicitado? Pois bem, e se um dia, você médico veterinário for nomeado perito, assistente técnico e tiver que prestar informações técnicas perante um juiz, saberá agir como um profissional da área de saúde a serviço da justiça? Rio de Janeiro recebe o lançamento e palestra sobre o primeiro livro de perícia cível voltado somente para médicos veterinários.

No próximo dia 27 de maio será lançado no Rio de Janeiro, o primeiro livro de perícia cível voltado somente para médicos veterinários (veja informações sobre o evento: http://tinyurl.com/lelnxn8). O autor da obra é o Dr. Clifton Davis da Cruz Conceição, médico veterinário carioca, CRMV-RJ 6011 atuante na esfera das perícias judiciais em medicina veterinária desde 2002, e com larga experiência no ramo.
O colega ensina neste livro, com um linguajar ao mesmo tempo técnico, mas também nem tanto rebuscado, o que o médico veterinário (evidentemente não acostumado com a área de Direito), deve saber para atuar como perito em causas cíveis, ações indenizatórias que envolvem animais de todos os portes.
Processos contra médicos veterinários têm ocorrido com uma certa frequência e por isso é fundamental estarmos preparados para enfrentarmos não só a justiça como autores e/ou réus num processo judicial, mas principalmente como perito cível, já que para exercer esta atividade não é necessário concurso nem mesmo curso específico, mas sim ser de confiança de um juiz.

A ideia do profissional não é só auxiliar a capacitação dos médicos veterinários que porventura sejam intimados, indicados ou nomeados peritos de um juízo, mas sim difundir esta que é uma área privativa do médico veterinário, amparada pela Lei 5.517/1968.

A primeira edição do livro sai pela editora L.F. Livros de Veterinária e tem como temas abordados:

MEDICINA VETERINÁRIA LEGAL;
DINÂMICA DA PERÍCIA;
COMO ELABORAR UM LAUDO PERICIAL;
PETIÇÕES;
DOCUMENTOS DE INTERESSE PERICIAL (IMPORTANTES ANEXOS DE UM LAUDO MÉDICO VETERINÁRIO);
LEGISLAÇÃO

Nenhum comentário: