O Senar Bahia e a Embrapa Gado de Corte lançaram na cidade de Barreiras, oeste do estado, o curso de Formação Técnica Continuada em Gado de Corte, que tem como objetivo levar para a região novos métodos manejo, focando no aumento da produtividade do rebanho e, consequentemente, no retorno financeiro dos produtores, através da capacitação dos técnicos locais. “O Sensar tem suas ações direcionadas, geralmente, para o produtor e o trabalhador rural. Dessa vez, a capacitação será destinada a técnicos, como médicos veterinários, agrônomos, zootecnistas e técnicos agrícolas”, explicou Geraldo Machado, superintendente do Senar Bahia.
A adesão ao curso superou as expectativas dos organizadores. Ao todo foram setenta e três técnicos inscritos. A maioria, quarenta e seis, com nível superior. José Carlos Levi é médico veterinário e professor da Escola Técnica de Agropecuária de Barreiras. Ele é um dos inscritos e vê o curso como uma boa oportunidade para se atualizar. “Eu acho que o aprendizado não pode parar, temos que estar sempre buscando novos conhecimentos”.
O engenheiro agrônomo Márcio dos Santos, vai participar pela segunda vez de um curso promovido pelo Senar Bahia e afirma que aproveita a oportunidade para aumentar a rede de contatos, além de trocar informações com outros técnicos e pecuaristas da região. “Me inscrevi no curso para aprimorar os conhecimentos técnicos e assim conduzir de forma mais eficiente a pecuária aqui no oeste”, pontuou.
Humberto Miranda, superintendente adjunto do Senar Bahia, revelou que a ideia é justamente essa: formar os técnicos que atendem os produtores da região. “O produtor vai ser beneficiado diretamente com essa ação, já que o conhecimento que existe de mais moderno do Brasil e no mundo em relação ao gado de corte vai chegar aos técnicos locais. Ou seja, estará perto dos produtores do oeste. Estará acessível”.
Ele ainda acrescentou que, associado a esse curso de formação, duas propriedades modelos serão escolhidas pelos técnicos da Embrapa, que servirão como Centro de Difusão de Tecnologia. “Nessas propriedades, serão realizadas e difundidas as pesquisas da Embrapa para os técnicos e produtores locais”.
A cidade de Barreiras vai ser a primeira a receber o curso, que brevemente deve se expandir para outras cidades do estado. O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais do município, Moisés Schmidt, ressalta que esse “é um curso ímpar para a região, pois vai agregar alta tecnologia à pecuária local, aumentando, ainda mais, a produtividade a competitividade dos produtores”.
O curso se inicia no mês de setembro e terá uma carga horária de 240 horas, divididas em blocos mensais. Ao todo serão dezoito meses de aulas.
Fonte: Sistema Faeb/Senar
Nenhum comentário:
Postar um comentário