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domingo, 28 de outubro de 2012

Secretário do MDA conhece ações de Transferência de Tecnologia

Nesta sexta-feira (26), o secretário da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA), Valter Bianchini, conheceu as ações desenvolvidas pela Embrapa Agroindústria Tropical, em Fortaleza (CE), na área de Transferência de Tecnologia. O objetivo foi identificar sistemas e projetos da Unidade para que as tecnologias cheguem de forma mais eficaz aos agricultores familiares.
“Pude ver propostas para novos sistemas de produção que representam uma riqueza grande de alternativas”, afirma o secretário, que assinalou o potencial de produtividade e de agregação de valor a partir do conjunto de experiências de culturas tradicionais e alternativas conhecidos durante a visita. Ele ressaltou, ainda, a importância de otimizar a Assistência Técnica e a Extensão Rural (Ater) como formas de viabilizar a inserção das novas tecnologias no cotidiano dos agricultores familiares e de incluí-los social e produtivamente.
As possibilidades trazidas pela prospecção da biodiversidade regional realizada pela Embrapa Agroindústria Tropical, conforme adiantou Valter Bianchini, podem auxiliar os agricultores em sua produção individual e no fornecimento de insumos a empresas de maior porte.
O trabalho desenvolvido pela Unidade foi apresentado ao secretário pelo chefe-geral da Embrapa Agroindústria Tropical, Vitor Hugo de Oliveira. Em seguida, o secretário visitou o Horto de Plantas Medicinais e o Laboratório Multiusuário de Química de Produtos Naturais e o Laboratório de Tecnologia da Biomassa.
Transferência de tecnologia Na visita, Bianchini estava acompanhado dos consultores da FAO – Sônia Bergamasco e Ricardo Borsatto – que estiveram na Unidade para fazer um levantamento do trabalho desenvolvido pela Embrapa Agroindústria Tropical no que se refere à transferência de tecnologia aos produtores rurais.
Ao todo, 12 unidades descentralizadas da Embrapa terão sido visitadas até novembro. Elas foram escolhidas por representarem as diferentes regiões do País e os vários tipos de centros de pesquisa da empresa (de produto, regional ou temática).

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